Thomas Alva Edison

Patrocínio:
Quem foi Thomas Alva Edison?

 

Inventor, cientista e empresário, Thomas Alva Edison nasceu no dia 11 de Fevereiro de 1847, em Ohio, nos Estados Unidos, em uma família de classe média. Seu pai, Samuel Edison, canadense de origem holandesa, trabalhou como marceneiro, carpinteiro e negociante de imóveis. E sua mãe, Nancy Eliot Edison, dedicou-se como educadora. Ele era o caçula de sete irmãos.

Apoio:

apaesp_prefer_RGB.jpg

images.jpg

Edison em 1851

Durante toda a sua vida, Thomas Edison registrou 2.332 patentes de diversas criações e aperfeiçoamentos. O Feiticeiro de Menlo Park (The Wizard of Menlo Park), como era conhecido, foi um dos primeiros inventores a aplicar os princípios da produção maciça (grande quantidade de produtos) ao processo da invenção. Além de ter desenvolvido dispositivos importantes de interesse industrial.

neymarjr_int.jpg

logo1.png

Invenções

 

Aos 21 anos, seu primeiro invento registrado foi uma máquina de votar, pela qual ninguém se interessou.  Em 1869, Thomas mudou-se para Nova York (EUA), com o objetivo de ser um inventor independente. Dois anos mais tarde, inventou um Indicador Automático de cotações da bolsa de valores, do qual vendeu por 40 mil dólares, e assinou um contrato com a Western Union, proporcionando-lhe independência financeira para viver na cidade de Newark, localizada no subúrbio de Nova York.


Com a invenção do indicador, Thomas investiu para a criação e aperfeiçoamento de outros inventos sem aplicações comerciais. Criou então um aparelho que facilitava as transmissões em código morse: uma pena elétrica que simplificava a duplicação em mimeógrafo e o microfone de carvão, que tornava possível as transmissões telefônicas.

Com seu enriquecimento, mudou-se para Menlo Park, Nova Jersey e passa a diversificar suas pesquisas abordando as mais diversas tecnologias. Nesta etapa de sua vida, Thomas Edison dedica-se na investigação do estudo em telefonia, aperfeiçoando o fonógrafo. Na mesma época, Thomas cria a primeira lâmpada incandescente com filamento de carvão (aperfeiçoando os estudos que já estavam sendo feitos na época por outros estudiosos). Trabalhando já com uma grande equipe de profissionais, constrói o primeiro dínamo (aparelho que gera corrente contínua) de alta potência. Em sua vida, patenteou outras invenções, como o gerador de alto vácuo para a fabricação de lâmpadas, o contador de eletricidade e o regulador de corrente para máquinas de soldar elétricas.

A importância de suas invenções para a humanidade


Conhecido como o “pai” da lâmpada incandescente, Thomas Edison foi o criador e aperfeiçoador de outras invenções essenciais para a vida humana.
O fonógrafo foi uma de suas principais invenções, outra foi o cinetógrafo, que era a primeira câmera cinematográfica do mundo. O equipamento mostrava os filmes que ele criava. Edison também aprimorou o telefone, inventado por Antonio Meucci, e o transformou em um aparelho que funcionava melhor e mais eficaz. Aperfeiçoou também a máquina de escrever. Além das citadas grandes contribuições, Edison, também trabalhou em projetos variados, como alimentos empacotados a vácuo, um aparelho de raio-X e um sistema de construções mais baratas feitas de concreto.
Por suas contribuições, Edison é considerado um dos precursores da revolução tecnológica do século XX e, em 1969, foi incluso no Automotive Hall of Fame (O hall da fama automotivo).

A Edison Electric Light Company


Em 1888, Thomas fundou a Edison Electric Light Company , em  outubro de 1889, a  empresa transformou-se em uma potência econômica dominando a "Era da eletricidade", nos Estados Unidos.
A companhia foi um dos maiores conglomerados industriais do planeta, fabricava todos os tipos de dispositivos elétricos como geradores, motores e gigantescas válvulas solenoides. Consequentemente, a empresa transformou-se em uma das maiores fabricantes multinacionais.
Durante a Primeira Guerra Mundial, a General Electric entra no campo de metalurgia naval, produzindo máquinas e novos equipamentos para os navios construídos em diversos estaleiros americanos. Em seguida ingressa no ramo da indústria química, aperfeiçoando os métodos de novos produtos e substâncias.
Todos os inventos feitos pelos empregados da ‘Edison General Eletric’ eram registrados em seu nome. A maioria desses inventos não é completamente original, mas as patentes compradas por Edison foram melhoradas e desenvolvidas pelos seus numerosos empregados. Ele foi muito criticado por não compartilhar o crédito com seus funcionários.

Principais invenções


Thomas Edison teve um papel determinante no surto da indústria do cinema e na vida da humanidade. São estes os aparelhos que inventou e lançou no mercado:
- Cinetógrafo (Kinetograph): máquina de filmar
- Cinescópio ou Cinetoscópio (Kinetoscope): caixa com imagens filmadas vistas no seu interior;
- Cinefone ou Cinetofone (Kinetophone): versão do cinescópio com som síncrono gerado por um fonógrafo;
- Vitascópio (Vitascope): projetor de filmes em tela;

- Contador automático de votos: equipamento eletromecânico que transmite telegraficamente as cotações da bolsa de valores;
- Lâmpada incandescente: dispositivo elétrico que transforma energia elétrica em energia luminosa e energia térmica;

O cientista que revolucionou a vida da humanidade, já dizia: “Nunca fiz nada que valesse a pena fazer por mero acaso, nenhuma das minhas invenções surgiu por acidente, elas surgiram do meu trabalho”. Edison batalhou para que suas ideias melhorassem e contribuíssem com a vida das pessoas, apesar do esforço, teve reconhecimento e será lembrado por todas as gerações futuras.